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quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Ícone de sincronização do One Drive for Business não está mais aparecendo.

Todos sabem que às vezes ocorre algumas situações na sincronização do OneDrive for Business, Quando realmente ocorre um erro, é fácil identificar pois um ícone com uma cruz vermelha aparece na nuvem azul próximo ao relógio e basta clicar com o botão direito do mouse para aparecer uma opção para ver qual arquivo está com problema.

Mas quando a nuvem azul fica eternamente sincronizando com aquela linha verde passando por baixo da nuvem, como descobrir qual arquivo está com problema?

Nas versões do Windows 7, 8 e 8.1 eu entrava na pasta do OneDrive for Business e aguardava o aparecimento do ícone de sincronização para descobrir qual arquivo estava com problema.

Existem 3 tipos de ícones que aparecem junto com a pasta:
  1. tick verde = arquivo sincronizado 
  2. sincronização azul = arquivo sendo sincronizado
  3. cruz vermelha = erro de sincronização

Então bastava entrar na pasta do ícone azul de sincronização para ver qual arquivo ainda não tinha sincronizado. Eu movia ele para a Área de Trabalho (Desktop), aguardava a sincronização finalizar (quando a linha verde da nuvem azul sumia) e voltava a mover para a pasta original dele. 

Mas com a atualização para o Windows 10, esses ícones não apareceram mais para mim. Em pesquisa na internet que tem algo relacionado com o Dropbox, então fiz um passos que encontrei num site da Microsoft e, para minha felicidade, os ícones voltaram a aparecer. Então segue os passos para a solução desse problema

Antes de mais nada, esses passos exigem alteração no arquivo de registro e qualquer alteração de forma errada pode danificar o Windows. Então faça pro seu próprio risco. É recomendado fazer um backup do registro para eventual necessidade de restauração.

Solução

Entrar no registro.

Na barra de pesquisa, digite REGEDIT para editar o registro e pressione ENTER. É necessário ter a senha do administrador para editar o registro. 


Entre na pasta abaixo:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\ShellIconOverlayIdentifiers

Renomeie as chaves de registro circulados na imagem abaixo. 



Para renomeá-los, clique com o botão direito do mouse, selecione Renomear, e renomeie a chave de registro. Quando for renomear, mantenha o espaço que existe no início e adicione a letra "a" no começo do nome. Como as chaves ficam em ordem alfabética, o intuito é deixar essas chaves acima do Dropbox.


Os nomes ficarão assim:
<espaço>aSkyDrivePro1 (ErrorConflict)
<espaço>aSkyDrivePro2 (SyncInProgress)
<espaço>aSkyDrivePro3 (InSync)

Note que no exemplo, <espaço> representa um espaço na chave renomeada








Agora vá no menu Exibir e clique em Atualizar (ou pressione F5) para que as chaves apareçam no topo da lista. 


Então basta sair do registro e reiniciar o seu computador. 

Fiz isso no meu Windows 10 e tudo voltou ao normal =)