sábado, 22 de dezembro de 2012

Mobile Hotspot - O Blackberry como um roteador

Eu tinha um BlackBerry Bold 9700 e precisava configurar ele como uma base wireless (hotspot) para conectar o iPad na internet em lugares sem acesso ao Wi-Fi®. Fiz muitas pesquisas na internet e descobri que o sistema operacional da BlackBerry abaixo do 7 não tem como transformar o BlackBerry  como roteador por questões físicas mesmo. A BlackBerry  não disponibiliza a conexão Ad-Hoc para o OS6 ou menor e o Bold 9700 não aceita OS maior do que o 6. Ou seja, não perca seu tempo tentando encontrar solução para o 9700 que ela não existe.

A minha solução foi partir pra compra de um BlackBerry com um sistema operacional maior. Comprei no Mercado Livre o Curve 9360 que vem com o OS7. Bastou eu atualizar para o OS 7.1 (que aconteceu automaticamente quando eu liguei o celular pela primeira vez) que nas opções de rede (gerenciar conexões) já apareceu a opção Mobile Hotspot.

Então, para configurar o Curve 9360, ou qualquer outro BlackBerry com OS 7.1 ou maior, devemos fazer o seguinte:

Habilitando o Mobile Hostpot

Na tela inicial BlackBerry vá para o Gerenciar Conexões (vá até o relógio e clique) > Habilite o Wi-Fi > Habilite o Mobile Hotspot

Obs: Na primeira vez que isso for feito, será solicitada uma senha WPA2 para sua segurança.


Gerenciando a Conexão Mobile Hotspot

Entre em Opções > Redes e conexões > Conexões Mobile Hotspot (fazer isso com a conexão Mobile Hotspot habilitada)

Clique em Opções

Nas Opções do Mobile Hotspot o usuário poderá

1. Trocar o Nome da rede (SSID)
2. Tipo de Segurança: as opções são Nenhuma, WEP, WPA2 Pessoal e WPA/WPA2 Pessoal.
3. Banda: Opções disponíveis são 802.11g e 802.11bg
4. Habilitar ou desabilitar a opção Permitir que os aparelhos conectados troquem dados entre eles.
5. Timer de desligamento automático: se nenhum aparelho estiver conectado na rede pelo tempo predeterminado, o Mobile Hotspot será desativado automaticamente. As opções vão de Nunca para 1 hora.


Por padrão, 5 dispositivos podem ser conectados ao mesmo tempo, o proprietário da rede pode negar mais conexões, mesmo que não tenha atingido as 5 permitidas habilitando a opção Não permitir a conexão de mais nenhum aparelho

Nenhum comentário: