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domingo, 29 de maio de 2011

Portas usadas pelo Microsoft Online Services para liberar na firewall

Normalmente as empresas possuem um firewall para a segurança de informações que estão entrando e saindo. Principalmente quem possui o Observi da Raidbr. Por isso achei interessante colocar aqui as portas que o Microsoft Online Services utiliza para seu funcionamento. A imagem está em inglês mas acredito que seja fácil seu entendimento.
Essa imagem foi tirado do documento oficial da Microsoft "BPOS_Standard_Deployment_Guide.pdf"

Segue as portas:
Os links TechNet da imagem acima são os seguintes:
Using SMTP Relay with Exchange Online
Send and Receive POP E-Mail with Exchange Online

Se você utiliza o Observi (2008 ou 7) e precisar configurar esses acessos basta entrar em contato com a equipe da Raidbr

sábado, 28 de maio de 2011

Utilização do Exchange Online (BPOS) para ferramenta de newsletter

Uma dúvida normal de quem está adquirindo o Exchange Online é sobre a quantidade de e-mails por dia que pode ser enviado. Normalmente, quem utiliza uma ferramenta de newsletter, precisa de uma liberdade para que todos os seus clientes recebam sua mala direta por e-mail.

 O BPOS, na verdade o Exchange Online, tem uma limitação do FOPE (Forefront Online Protection for Exchange) para o envio de e-mails.

Temos que analisar que existe duas formas que o FOPE considera para envio de e-mails. Utilizando o SMTP e outra através do próprio Outlook.

Para utilização de programa de terceiros onde devemos configurar o SMTP, o limite de envio de e-mails é de 1.200/minuto e para envio pelo Outlook é de 1.500 e-mail por dia.

Resumindo:
SMTP = 1.200 / minuto
Outlook = 1.500 / dia


Outras informações interessantes encontradas são:
- usuários internos podem enviar número ilimitados de e-mails para outros usuários interno.
- mesmo que 8.000 usuários envie e-mails, o limite é de 1.200 e-mails por usuário, ou seja , não precisará esperar mais do que 1 minuto pra enviar todos.

Essas informações eu tirei do technet no link: http://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/ecgonlinept/thread/b49990c6-f838-47ae-8a08-9d1efbb3fefe

Portanto, quem precisar utilizar sua ferramenta de newsletter com o SMTP do BPOS, pode utilizar tranquilamente que não terá problemas. RECOMENDO

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Comprar mais licenças no BPOS - liberar mais usuários

A Raidbr está utilizando uma força de vendas para que seus clientes utilizem o BPOS (futuramente será o Office 365). Percebi a necessidade de criar um tutorial para ajudar o pessoal a adquirir mais licenças pois nunca sabemos quando a empresa irá crescer e contratar mais colaboradores que precisam de e-mail.


Como comprar mais licenças no BPOS (para quem já possui uma conta paga)


Primeiramente acessar o Centro de Administração do Microsoft Online Services: https://admin.microsoftonline.com

Coloque o Nome de usuário e Senha e clique em ENTRAR

Na tela inicial clicar em USUÁRIOS


 Na direita veremos uma opção COMPRAR MAIS LICENÇAS, clique nela


Abrirá uma nova janela pedindo para fazer o login no LIVE da Microsoft. Entre com seu usuário (live ID) e senha e clique em ENTRAR. Lembrando que não é a mesma senha do Centro de Administração do BPOS.


Após logar estaremos na tela inicial do PORTAL DO CLIENTE e nela poderemos fazer as alterações de licenças conforme nossa necessidade. No exemplo abaixo percebemos que o cliente tem 30 licenças, caso ele precise de mais 3 licenças devera alterar a quantidade de 30 para 33 e clicar em atualizar total.


Depois de atualizado deve-se clicarm em CHECK-OUT. Pronto, as novas licenças já estarão disponíveis no sistema para serem utilizadas.

 Caso ainda tenha dúvidas, basta entrar em contato com o pessoal da Raidbr (www.raidbr.com.br) pelo telefone (54)3204.7777

Links importantes para o Office 365

Como fiz uma parte com links interessantes para o BPOS, aqui posto os links para Office 365 começando pelo principal:

Página de log-in: https://portal.microsoftonline.com

terça-feira, 24 de maio de 2011

Office 365 - Sistemas operacionais e software sem suporte para serviços de usuário final

Pois é, nem começamos a utilizar o BPOS direito e já estamos percebendo um forte trabalho de marketing da Microsoft para a mudança para o Office365. Como isso já está certo, já vou postando algumas informações que encontro na net e que são interessantes para estarmos preparado para o Office 365.

Segue então os:
Sistemas operacionais e software sem suporte para serviços de usuário final

 Tirado de http://onlinehelp.microsoft.com/office365-enterprises/pt-br/ff652534.aspx as versões de Sistemas Operacionais e Softwares que não funcionarão com o Office 365.

  • Windows XP Home e Media Center
  • Microsoft Office 2003
  • Microsoft Office Outlook 2003
  • Microsoft Internet Explorer 6
  • Microsoft Office Communicator 2007 
Em breve mais informações sobre o Office 365

domingo, 15 de maio de 2011

Blogger pelo celular

Os celulares estao cada vez mais presente na vida do ser humano e cada vez mais smartphones fazem parte sa vida dos brasileiros.

Com isso pesquisei no Google como fazer para blogar pelo celular e a solucao eh mais facil do que eu esperava.

No Blogger basta entrar em Configuracoes e depois E-mail e celular. Na Opcoes de postagem tem o endereco para onde deve ser enviado o e-mail. No meu caso eh meu nome mais uma palavra chave @blogger.com

Este eh o meu primeiro teste de postar pelo celular. Vamos ver como fica


Daniel Roggia
daniel@roggia.com.br

Enviado do meu celular

Problemas no Exchange Online (BPOS) na semana passada

Quem já está utilizando o Microsoft Online, principalmente o Exchange Online sentiu na semana passada nos dias 10 e 12 de maio de 2011 uma dificuldade para receber, enviar e até ler seus emails. Isso se deu devido a um problema na fila dos e-mails e pode ser acompanhado pelo quadro de saúde da Microsoft.


O vice-presidente do Microsoft Online Services, Dave Thompson, publicou uma nota para falar sobre o ocorrido explicando a situação no blog da equipe.

O Mais interessante com o ocorrido foi que a Microsoft assumiu o problema e com isso assumiu uma responsabilidade com seu cliente. Foi enviando um e-mail para todos os parceiros e clientes explicando que um valor será ressarcido pelo fato ocorrdo. Segue o texto enviado pelo e-mail Microsoft Online Services Team:


Caro Cliente:

O Microsoft Online Services sempre busca fornecer o melhor serviço possível para todos os nossos clientes. Nos dias 10 e 12 de maio, tivemos três problemas diferentes com nossos serviços que prejudicaram os clientes servidos pelo nosso datacenter das Américas. Todos esses problemas foram resolvidos, e os serviços estão funcionando adequadamente. Esses incidentes se restringiram ao BPOS Standard e não afetaram o Office 365 ou outros serviços da Microsoft.

A Microsoft faz questão de comunicar problemas de serviços com nossos clientes de forma honesta e clara, e explicar o que estamos fazendo para evitar que eles aconteçam novamente. Informações sobre esses incidentes estão disponíveis no painel de integridade do serviço do BPOS-S da região das Américas, incluindo um resumo do relatório pós-incidente. Além disso, David Thompson, vice-presidente do Microsoft Online Services, publicou uma nota no blog da equipe do Microsoft Online que explica o que aconteceu e o que a Microsoft está fazendo para aperfeiçoar os serviços e evitar que tais incidentes ocorram no futuro. O relatório pós-incidente (PIR) completo pode ser solicitado pelos canais normais de suporte ao cliente.

A Microsoft compreende que qualquer interrupção dos serviços pode resultar em interrupção dos seus negócios. Nós avaliamos o impacto dos incidentes dos dias 10 e 12 de maio em relação ao nosso Contrato de Nível de Serviço. Como prova de nosso compromisso com os termos do contrato, A Microsoft tomou a iniciativa de fornecer um crédito equivalente a 50% de sua fatura mensal a sua empresa. Esse crédito aparecerá em uma fatura futura, e não é preciso contatar a Microsoft para receber esse crédito.

Caso tenha mais perguntas, por favor entre em contato conosco. Nosso atendimento ao cliente está disponível 24 horas por dia, por telefone ou via Solicitações de Serviço enviadas pelo Centro de Administração do Microsoft Online Services.

Obrigado por escolher o Microsoft Online Services para hospedar os aplicativos de produtividade da sua empresa. A Microsoft valoriza o seu negócio.

Atenciosamente,

Equipe do Microsoft Online Services
Pois é, como diz o e-mail, a Microsoft dará um desconto de 50% em uma das faturas subsequentes para tentar redimir o problema ocasionado. Isso mostra o compromisso da empresa com seus clientes.

Lembrando que a Raidbr comercializa, implanta e dá consultoria no pacote BPOS do Microsoft Online.

sábado, 14 de maio de 2011

Links importantes para o BPOS

Segue links de acessos para quem utiliza o BPOS

Centro de administração
Quadro de Saúde do BPOS
Outlook Web Access (Webmail)
Portal do Cliente
Portal da Minha Empresa (portal do usuário) 

Conteúdo relacionado com o BPOS
Blog do Carlos Monteiro - http://carlosem.wordpress.com
Microsoft Online Services - http://www.microsoft.com/online
Microsoft Online Deployment Guide for BPOS Standard - http://www.microsoft.com/online/deployment/deploy.mspx

Recusos da Microsoft para o BPOS
Microsoft Online Services Team Blog - http://blogs.technet.com/msonline
Facebook Fan Page - http://www.facebook.com/MicrosoftOnlineServices

You Tube Channel - http://www.youtube.com/user/msonlineservices
Twitter - http://www.twitter.com/msonline


Assim que tiver mais links estarei postando aqui

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Configuração Manual do Outlook 2010 no BPOS (sem usar o Sign In do Microsoft Online Services)

Na Raidbr a gente começou a utilizar e vender o Exchange Online (produto do BPOS) por causa da integração, facilidade e agilidade nas suas funções. Outro fator que contou muito é o rápido suporte que a Microsoft oferece nas dúvidas geradas. Abri um chamado numa quarta-feira de noite e na quinta-feira de manhã um rapaz dos EUA me ligou e solucionou meu problema.

Uma dificuldade aconteceu quando fomos migrar um cliente que já tinha o Outlook todo configurado com seus contatos e agendas cadastrados e precisaríamos adicionar apenas a conta do Exchange Online. Se utilizar a ferramenta do BPOS ela cria um perfil novo como se fosse um Microsoft Outlook zerado.

Segui instruções que encontrei na internet, principalmente desses dois sites:

Explicação passo a passo pra configurar:
http://www.paulrohde.com/configuring-outlook-2010-on-bpos-to-work-with-multiple-exchange-accounts/


Explicação mais teórica do que acontece, junto com um passo a passo:
http://blogs.pointbridge.com/Blogs/schertz_jeff/Pages/Post.aspx?_ID=88

Bom, vou postar aqui o passo a passo com imagens em português do Brasil. Estarei traduzindo o que eu encontrei na internet para facilitar quem tem dificuldade com o ingês.

Antes de mais nada meus testes foram com o Outlook 2010 e Win7


Informações do Servidor (fazer isso com todas as contas do BPOS)

  1. Fazer o Login no Outlook Web Access.
  2. Clique em Opções no canto superior direito.
  3. Clique em Sobre na barra de navegação à esquerda.
  4. Procure por Nome do servidor Caixa de Correio e copie o endereço para algum lugar pois iremos utilizar mais tarde.
  5. Saia (faça o Log ou) do Outlook Web Access.
  6.  

Adicionar a conta do Exchange Online no Microsoft Outlook (Fazer esse procedimento com o Outlook fechado)
  • Entre no Painel de Controle do Windows 7
  • Clique em Contas de Usuário e Segurança Familiar como aponta a seta na imagem ao lado:  
  • Depois clique no ícone Email
  • Aparecerá uma tela para configurar os email, nessa tela tem um botão Mostrar perfis..., clique nesse botão para escolher em qual perfil será adicionado a conta do Microsoft Exchange.
  • Selecione o perfil e clique em Propriedades
  • Agora clique no botão Contas de email...
  • Aparecerá uma tela com todas as contas de e-mails cadastrada nesse perfil. Teremos que cadastrar uma nova conta de e-mail que será a do Exchange Online, para isso clique em Novo...
  • Na tela que abrir selecione a opção Conta de Email e clique em Avançar.
  • Na tela seguinte deve-se escolher a opção Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidor adicionais e em seguida clique em Avançar.
  • Na nova tela selecione Microsoft Exchange ou serviço compatível e depois Avançar.

  •  Na tela de Configuração do Servidor preencha os campos com as seguintes informações:
    Servidor:
    pegar a informação coletada no Outlook Web Access
    Nome do usuário:
    colocar o e-mail a ser configurado

  • Clique no botão Mais Configurações (caso apareça uma mensagem de erro, clique em Ok e depois Cancelar)
  • Na nova janela que abrir aparecerá quatro abas com os seguintes nomes: Geral, Avançado, Segurança e Conexão. 
  • Preencher as abas como mostra as imagens seguintes:


  •  Na última aba (Conexão) devemos selecionar Conectar-se ao Microsoft Exchange usando HTTP e clicar no botão Configurações de Proxy do Exchange.
  •  Dentro da janela Configurações de Proxy do Exchange, deixar como mostra a imagem abaixo preechendo com os seguintes dados:
Usar esta URL para a conex....: red001.mail.microsoftonline.com
Deixar todas as caixinhas ticadas (selecionadas)
Conectar somente a serv....: msstd:*.mail.microsoftonline.com

  •  Com os dados preenchidos como mostrado nas imagens, clicar em Ok e Ok novamente
  •  Assim voltaremos para a tela de Configuração do Servidor em Adicionar Nova Conta. Existe um botão Verificar Nome, clique nele e o e-mail cadastrado deverá ficar sublinhado.
  • Se ocorrer algum erro releia todos os passos para ver se não ficou nada faltando.
Seguindo os tutoriais que existem na internet consegui montar esse em Pt_BR.

Lembrando que a Raidbr está trabalhando com consultoria em produtos BPOS e que se precisarem de ajudas basta nos contatar: www.raidbr.com.br

Comentário adicionado dia 14/05/2011
A Microsoft não recomenda fazer isso, segue informações tiradas do site http://www.microsoft.com/online/help/pt-br/helphowto/dbcf22d9-8400-4ae7-82e1-e6e3d4c37851.htm


Esta seção descreve alguns dos problemas que os usuários finais poderão ter se não instalarem o Aplicativo de Logon.

Microsoft Office Outlook

  • Os perfis do Outlook devem ser criados e atualizados manualmente.
  • Os usuários devem inserir suas senhas durante a conexão inicial e a cada logon seguinte.
  • O Outlook talvez não possa coletar informações para serviços específicos do Exchange Online, como configurações de disponível/ocupado, ausência e URLs necessárias para conexão com outros serviços.
  • Se as configurações de serviços para uma alteração de caixa de correio específica de usuário forem alteradas, o Outlook talvez não possa definir automaticamente as novas configurações, impedindo os usuários de entrarem corretamente.