Meliuz

Cupom de Desconto

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Definido o período do horário de verão do Brasil para 2010/2011

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou o período do horário de verão em território nacional. A determinação valerá para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, onde a população deverá adiantar os relógios em uma hora a partir do terceiro domingo de outubro, dia 17, até o dia 20 de fevereiro de 2011 conforme diz o Decreto de 2008 assinado por Lula.

De acordo com o MME, o objetivo é conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural e estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Além disso, o adiantamento do horário em uma hora diminui a sobrecarga dos sistemas de transmissão e distribuição em épocas de maior consumo, o que reduz o risco de desabastecimento de energia elétrica.

Em média, é contabilizada uma redução aproximada de 5% na demanda por energia nas regiões que adotam o Horário de Verão.

Vale lembrar que os computadores também devem ser configurados para ajustar os horários e para isso deve acertar o novo fuso pois o fuso oficial do Brasil é GMT -3 (3 horas a menos que o horário do Meridiano de Greenwich) e o novo fuso com o horário de verão é GMT -2. É importante fazer essa alteração de forma correta para que os emails não entrem com data errada, que os relatórios do sistema saiam correto e tudo que envolve datas não causem problemas.