Meliuz

Cupom de Desconto

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Exemplo do Gráfico de Gantt no Excell

É a primeira vez que posto em um Blog, essa febre que todo mundo usa. Mesmo eu sendo uma pessoa que vejo informática desde os antigos 1983 e que sempre estou em busca das novas tecnologias, me faltou tempo para poder alimentar um blog.

Vou tentar começar por esse aqui, espero que eu utilize bastante, até pq eu pretendo utilizar o mesmo para dar dicas e informações para quem tiver interesse
Primeiro post aqui será sobre o "Gráfico de Grantt" em inglês Grantt Chart.


Hoje na última aula de SIG com o grande professor Ronald fiquei sabendo que precisaria fazer o Gráfico de Grantt para entregar o trabalho que tem o prazo máximo de entrega às 23h55 de hoje (27/06/08).

Na aula mesmo eu já pesquisei com o meu Blackberry alguma informação sobre como fazer um gráfico de grant bem rapidinho, mas encontrei como fazer no Excel antigo e com informações muito supérfluas da PcMagazine.

Então chegando em casa pude fazer uma busca com mais calma e no google fiz a pesquisa para Office 2007.

Bom, vamos ao que interessa, abaixo mostro como fiz o gráfico de grantt seguindo o tutorial do link http://office.microsoft.com/pt-br/excel/HA102382531046.aspx

Lembrando que isso serve apenas para trabalhos e não é interessante utilizar isso para projetos grandes. Para isso é interessante utilizar o Project da Microsoft ou outro parecido

Bom, estando com o Excel 2007 aberto, devemos criar uma tabela conforme a abaixo:`


É interessante deixar a célula A1 em branco para efeito dos gráficos ficarem OK.

Clique em INSERIR para aparecer a opção Barras

Clicando em BARRAS vai abrir outras opções, escolha a opção do meio das Barras 2D (Barras empilhadas)

O gráfico vai ficar algo parecido com isso:

É interessante clicar bem embaixo no meio e aumentar para baixo o tamanho do gráfico para aparecer todas as atividades na esquerda.

Vamos excluir também a legenda que aparece na direita (ali escrito Inicio e Duração). Para isso, basta clicar entre as duas palavras, um quadrado aparecerá selecionando as duas palavras e apertamos a tecla DELETE do teclado.

Agora vamos clicar em alguma atividade para selecionar todos do eixo Y. Por exemplo clique em Formar equipe de trabalho e um quadrado aparecerá selecionando todos. Então clicaremos com o botão direito do mouse e escolheremos a opção "Formatar Eixo"


Aparecerá a janela abaixo:

Deixe as opções como acima

Agora clique na barra azul (se seu gráfico estiver como eu mostrei na figura acima) fazendo com que todas as barras azuis fiquem selecionadas. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Formatar Série de Dados". Na esquerda aparecerá alguns menus, escolha Preenchimento e clique, na direita, "sem preenchimento". Agora clique na esquerda em Cor da Borda e escolha "Sem linha".

Agora clique com o botão direito do mouse em uma das datas do gráfico e escolha a opção "Formatar Eixo".

Nas opções de Eixo você verá as opções Minimo, Máximo e Unidade Pricipal. Deixe todos esses três com a opção FIXO assinalada, sendo possível editar o campo da direita.

Agora vem uma parte um pouco complicada, precisaremos colocar ali as datas em formato de números, mas como fazer para saber que número corresponde ao dia 12/06/08?

Eu fiz da seguinte maneira: peguei uma célula que não estava sendo utilizada e digitei a data inicial e final do projeto. Depois eu selecionei as duas céluas e cliquei com o botão direito do mouse selecionando a opcão "Formatar Células". Escolhi GERAL em Categorias e cliquei OK.

Apareceram os números 39611 e 39741 para os dias 12 de junho de 2008 e 20 de outubro de 2008.

Voltando ao menu "Formatar Eixo" que eu entrei clicando com o botão direito do mouse em uma das datas do gráfico e escolhi a opção "formatar eixo" =)

No mínimo colocar o valor de início (no meu caso 39611) e no máximo colocar o número correspondente ao valor final do projeto (pra mim 39741). Na unidade principal será colocado de quanto em quanto aparecerá as datas no gráfico, eu coloquei 15 dias.

Minha janela ficou assim:
Se vcs seguirem meu passo a passo as datas ficarão todas embaralhadas, aumente para a esquerda o tamanha do gráfico.

Agora podemos enfeitar um pouco o gráfico mudando o formato das barras. Cliquem com o botão direito do mouse na barra e pode selecionar várias opções para deixar o gráfico diferente.

Segue abaixo como ficou o meu
Qualquer coisa podem me perguntar que estarei disposto a ajudar

Um comentário:

●๋• BaBi ●๋• disse...

Nossa! Obrigada mesmo... o único lugar onde achei a criação do gráfico detalhadamente!
Beijos
Bah